Together We Protect

15 novembro 2023

Na passada terça-feira, dia 14 de novembro, a brisa do oceano testemunhou o regresso a casa de Ulisses e Umiko, as duas tartarugas marinhas resgatadas pela equipa do Porto d’Abrigo do Zoomarine, com o apoio da AIMM (Associação para a Investigação do Meio Marinho).

A bordo do NRP Dragão da Marinha Portuguesa e num cenário de céu aberto e águas calmas, as duas tartarugas-marinhas foram devolvidas ao abraço salgado do Atlântico, onde poderão continuar a desempenhar os seus importantes papéis ecológicos.

O regresso de Ulisses e Umiko deu-se a cerca de 10 milhas náuticas de Faro, através de uma maravilhosa união de esforços entre a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional, que marcou assim o fim de um capítulo inspirador.

Durante cerca de 3 meses as duas tartarugas marinhas, ambas da espécie Caretta caretta, estiveram sob cuidados da equipa do centro de reabilitação Porto d’Abrigo, que se despediu calorosamente de Ulisses e Umiko.

Esta jornada de recuperação tornou-se um símbolo inspirador de resiliência e superação, composta não apenas de despedidas mas também de um apelo à cooperação e ação contínua pela conservação dos oceanos e da vida marinha.

Porque JUNTOS PROTEGEMOS – “Together We Protect”.