Together We Protect

Projetos de Conservação

Reconhecendo o meritório trabalho de muitas organizações e instituições de investigação no desenvolvimento e implementação de medidas de proteção concretas e in loco de espécies e habitats, o Zoomarine colabora e apoia a atividade de algumas delas, contribuindo assim para a efetividade e continuidade desses projetos.

Assim, desde então e numa colaboração próxima com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, uma equipa zoológica multidisciplinar tem-se dedicado ao resgate, reabilitação e devolução ao meio natural de animais marinhos e aquáticos.

Protocolos de Cooperação

Instituições Portuguesas

Tendo por objetivo colaborar na formação de novos profissionais e promover a procura e partilha de conhecimento, o Zoomarine tem estabelecido protocolos de colaboração com diversas Instituições Portuguesas promotoras de investigação.

Presentemente, encontram-se a decorrer projetos de investigação com algumas dessas instituições, nomeadamente:

 

Para além destas, o Zoomarine colabora ainda com outras instituições, como, por exemplo:

Apoio a projetos “in situ”

Reconhecendo o meritório trabalho de muitas organizações no desenvolvimento e implementação de medidas de protecção concretas e in loco de espécies e habitats, o Zoomarine procura apoiar a actividade de algumas delas, contribuindo assim para a continuidade desses projetos.

World Parrot Trust

O grupo dos psitacídeos é, dentro das aves, dos grupos mais ameaçados. O Zoomarine, através da sua apresentação de aves tropicais e dos seus programas educacionais, promove os valores do World Parrot Trust, divulgando o excelente trabalho desta organização na proteção destas aves no seu habitat natural.

Adicionalmente, promove a venda de merchandising da organização, em que parte dos lucros revertem para apoiar as suas atividades.

WPT_Mark-3

Marine Megafauna Foundation

Tubarões, mamíferos marinhos e tartarugas marinhas são alguns dos exemplos de fauna marinha que se encontra gravemente ameaçada. O Zoomarine, reconhecendo a necessidade de uma intervenção ao nível da educação da população e partilhando dos valores desta fundação que se dedica à protecção destas espécies, juntou-se à Marine Megafauna Foundation, procurando disseminar a sua importante mensagem, através da acção educacional que exerce no seu espaço dedicado a estas espécies – o aquário.

Adicionalmente, contribui directamente através da venda de merchandising da fundação, em que parte desses lucros e dos lucros associados às visitas guiadas ao aquário e ao parque, revertem a favor da associação.

Você também pode ajudar!

Projeto Yaqu Pacha

Através de projetos centrais de conservação da natureza no Brasil, Chile, Uruguai, Venezuela e Peru, a YAQU PACHA faz uma importante contribuição para a conservação das espécies em cooperação com parceiros internacionais e locais.

Apoio a projetos “ex-situ”

Centro De Reabilitação De Espécies Marinhas

Para além da reabilitação de espécimes selvagens, o Zoomarine procura colaborar ativamente, em conjunto com outros parceiros, na proteção do ambiente, de espécies e dos seus habitats, através de projetos e formas de atuação indiretos, mas eficazes.

Entre esses projetos contam-se a participação em organizações como a Sea Alarm Foundation e a promoção de encontros técnico-científicos no campo da problemática da poluição por derrame de hidrocarbonetos:

  • ATLANTIC POLEX
  • ATLANTIC POLEX
  • RIOS – Reducing the Impact of Oil Spills
  • Workshop on Best Practices for Oiled Wildlife Cleaning and Rehabilitation