Together We Protect – Zoomarine

educadora zoomarine com grupo de visitantes

Educação ambiental

Com base nos princípios que norteiam a atividade do Zoomarine (Educação, Ciência, Conservação e Entretenimento), o Departamento de Educação tem vindo a desenvolver e implementar um conjunto de acções pedagógicas dirijidas a todos os nossos visitantes, idealizados para os diferentes grupos etários, desde os 3 aos 99 anos.

São programas originais, que unem o Entretenimento e a Educação, contribuindo para o incremento, qualitativo e quantitativo, da consciência ambiental, consistentes com as novas realidades ambientais do planeta, tendo sempre presente que a Natureza é o espelho da Humanidade

Desta fusão resultam projectos tão díspares (e, ao mesmo tempo, tão complementares), destinados, tanto ao nosso público geral, como a grupos escolares.

educadora zoomarine com grupo de crianças

Visitantes Zoomarine

Com um universo de visitantes muito abrangente, o Zoomarine disponibiliza, diariamente, um conjunto de atividades pedagógicas especialmente elaboradas com o intuito de ajudar a conhecer e compreender o entusiasmante mundo natural.

Ofertas dirigidas a grupos organizados (escolas e outros grupos) ou para o visitante diário, uma visita ao Zoomarine é sempre uma excelente oportunidade para aprender de uma forma informal e fundamentada.

Salpicos da Natureza

Este programa baseia-se numa estrutura móvel, repleta de diferentes estruturas biológicas, que despertam a curiosidade até dos mais distraídos. O objectivo passa por possibilitar ao visitante uma partilha dinâmica, divertida e educativa de curiosidades biológicas, ecológicas e conservacionistas, centradas em algumas espécies e os seus ecossistemas. Esta é uma sessão educacional informal e de forte impacto pedagógico destinada a todas as idades.

Educadores Nómadas

Um conceito diferente de educação, abrangendo todos os visitantes do nosso parque: a educação em movimento. Diferentes áreas, diferentes horários – um educador itinerante responde a questões zoológicas e ambientais, partilhando interessantes conhecimentos sobre as nossas espécies!

Volta ao Aquário

Vem descobrir quem realmente brilha no escuro ou qual o animal que muda de sexo ao longo da vida. Aproveita esta oportunidade para conhecer o nosso aquário de forma divertida, familiar e integradora.

icone info Descubra mais informações acerca deste programa!

Alimentação das Raias

Já alguma vez sentiste a suave textura de uma raia ou questionaste porque têm as raias uma forma tão curiosa?

Conhece, aprende e alimenta os nossos ratões-águia numa experiência verdadeiramente divertida dirigida a toda a família. E, sim, nem os mais pequenos resistirão aos encantos destes dóceis parentes dos tubarões.

icone info Descubra mais informações acerca deste programa!

Campos de Férias Zoomarine

O Zoomarine disponibiliza vários Programas de Actividades de Tempos Livres repletos de experiências únicas e muita diversão.

Em diferentes datas e destinados a diferentes faixas etárias, os nossos campos de férias são uma extraordinária oportunidade de conhecer melhor os habitantes dos oceanos… e não só.

icone info Clique aqui para conhecer todos os nossos campos de férias!

Comunidade Escolar

O Departamento de Educação do Zoomarine desenvolve, continuamente, um conjunto de atividades pedagógicas especialmente elaboradas para grupos escolares que nos visitam, com o intuito de ajudar a conhecer e compreender o entusiasmante mundo natural.

Consoante os níveis de escolaridade e dinâmicas de envolvimento participativo, as ofertas pedagógicas passam por três grandes categorias:

  • Apresentações didáticas – “À descoberta de…”
  • Visitas Guiadas – “Explorando o parque…”
  • Sessões Educacionais – “Conhecer um pouco mais…”

As Apresentações Didáticas e Visitas Guiadas são realizadas no parque (nos estádios ou junto das áreas zoológicas) e são dirigidas pela equipa educativa, com acesso a equipamento de amplificação sonora e com a presença de alguns exemplares zoológicos e respectivos profissionais de maneio (treinadores, biólogos, veterinários e afins). Em função de cada programa, a equipa educativa recorre a material de apoio pedagógico, para melhor explanação e integração dos conteúdos.

As Sessões Educacionais são realizadas em duas componentes, uma teórica e outra composta por uma visita à(s) área(s) zoológica(s) destacada(s) durante a sessão teórica, e são dirigidas pela equipa educativa.

Todos estes programas são elaborados e implementados em função de cinco conceitos-chave, i.e., morfologia, distribuição, alimentação, reprodução das espécies estudadas e conservação daquelas e respectivos ecossistemas.

Informações mais detalhadas de cada categoria e programas podem ser consultadas/ descarregadas através do folheto educacional para este ano lectivo.

Programas Educacionais Zoomerangue 2018/2019
PRÉ-ESCOLAR  |  BÁSICO  |  SECUNDÁRIO

Projeto EDUCar

O projeto EDUCar nasceu como celebração do 25º aniversário do Zoomarine, ambicionando ser o maior projeto itinerante de Educação Ambiental no Algarve!

O conceito é simples: uma mensagem importante, sempre associada ao ambiente, e um meio de chegar a vários locais. Desta forma, todos aqueles que não têm a oportunidade de visitar o Zoomarine, podem sentir um pouco do seu encanto, fundamento educativo e da nossa paixão pelo mundo natural.

Em apenas 4 anos o EDUCar já visitou mais de 300 escolas do Ensino Básico entre o Algarve e o Baixo Alentejo, percorrendo mais de 30 mil quilómetros.

Integralmente gratuito para todos os que deste projeto usufruem, ambicionamos levar a nossa mensagem de conservação a muito mais escolas destas regiões.

icone info  Para saber mais ou entrar em contato connosco, visite o nosso site inteiramente dedicado a este projecto.

Evento operação montanha verde organizada pelo zoomarine no âmbito do projeto together we protect

Operação Montanha Verde

Idealizada e promovida pelo Zoomarine, através da sua filosofia de responsabilidade social e ambiental “Together We Protect”, a “Operação Montanha Verde” iniciou-se em 2016 com vista ao envolvimento cívico da comunidade local, em prol da proteção coletiva dos valores naturais da região algarvia.

A 8 de Novembro de 2016 foram plantadas as primeiras 5 mil árvores no Concelho de Silves, com o apoio e dedicação dos colaboradores do Zoomarine e da Proteção Civil da Câmara Municipal de Silves. Desde então, e tendo em conta o sucesso da iniciativa, o projeto iniciou, de forma natural, um processo de crescimento, duplicando todos os anos, no número de árvores e locais, os esforços de plantação.

À data, e em apenas 4 anos, esta iniciativa já plantou mais de 79 mil árvores em oito concelhos algarvios.

Tendo sido esta uma iniciativa com origem interna nos colaboradores do Zoomarine, mantém-se, desde a sua criação, a mesma filosofia de operacionalidade e apoio logístico, pese embora o seu crescimento exponencial.

O Zoomarine assegura a organização e logística do evento, disponibilizando ferramentas, transporte, refeições volantes e claro, a oferta das árvores para plantio. Conta ainda com o apoio fundamental de um número crescente de entidades, nomeadamente os municípios afetos a esta operação, assim como outras forças ativas da região.

icone info Ver noticia da edição 2019

Operação Montanha Verde 2019:

evento operação praia limpa organizada pelo zoomarine

Operação Praia Limpa

“Small Steps, Big Changes”

Em paralelo com a iniciativa “Operação Montanha Verde”, nasce em 2017 a ‘Operação Praia Limpa’, igualmente orientada pela filosofia de responsabilidade social e ambiental “Together We Protect”.

A 1ª edição teve lugar em Maio de 2017, tendo início na Praia Grande de Pêra e na Praia do Olival em Armação de Pêra e contou com mais de 100 voluntários, unindo-se numa ação de limpeza da orla costeira do concelho de Silves.

Desde então, a iniciativa teve lugar todos os anos, sempre no mesmo mês, simbolicamente antecipando a época balnear, tornando-se um evento recorrente no calendário de muitos residentes (nacionais e estrangeiros) e turistas.

Esta iniciativa têm como objetivo fundamental despertar em todos nós a necessidade de proteção de um dos nossos mais extraordinários espaços comuns – o Ambiente Marinho.

Operação Praia Limpa 2019

Espécies Invasoras

Nem todas as espécies exóticas constituem um problema ambiental e nem todas são invasoras. Mas todas as espécies invasoras constituem um problema de conservação, pois vão competir com as espécies nativas pelos recursos disponíveis, de uma forma desequilibrada.

O Zoomarine tem desempenhado um papel activo na mitigação desta problemática, quer pela educação e apoio a particulares, já sem capacidade/disponibilidade para ter os seus cágados em casa, evitando assim a sua libertação no meio natural; quer pela reabilitação e devolução ao meio selvagem de espécimes feridos ou doentes, pertencentes às duas espécies nativas.

icone proibido

Espécies Proibidas

O fenómeno da recorrente e intensa libertação no meio natural de cágados pertencentes a espécies exóticas, por particulares que os adquiriram em lojas de animais e que, devido ao seu tamanho e longevidade consideráveis, deixaram de ter disponibilidade ou possibilidade de os ter consigo, é hoje considerado internacionalmente um grave problema ambiental.

Devido a essa realidade, que tem provocado o declínio de algumas espécies autóctones, a detenção de exemplares de algumas espécies é hoje proibida por lei em Portugal (Decreto-Lei nº 565/99 de 21 de Dezembro)

Entre as espécies de cágados cuja detenção é proibida encontram-se as seguintes:

Para mais informação sobre espécies cuja detenção seja proibida, contactar o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Tlf: 213 507 900).

icone papel do zoomarine

O Papel do Zoomarine

O Zoomarine procura contribuir para a solução da problemática ambiental que afecta as duas espécies de cágados autóctones (cágado-mediterrânico – Mauremys leprosa e cágado-de-carapaça-estriadaEmys orbicularis) de duas formas:

Educação da população

Durante muitos anos o Zoomarine acolheu nas suas instalações espécimes das espécies de cágados exóticos, dos quais os donos já não tinham possibilidade ou disponibilidade de cuidar.

Neste momento os nossos habitats já se encontram com a lotação máxima, pelo que damos aconselhamento a quem procura orientação, a quem nos visita e através da comunicação social, sobre como proceder nestes casos.

Recuperação de espécies autóctones

O Zoomarine, através do seu cenrtro de Reabilitação – Porto d’Abrigo, resgata e reabilita espécimes das duas espécies de cágados autóctones, ou seja pertencentes à fauna natural do nosso território, com vista à sua posterior devolução ao meio natural. Procuramos, desta forma, diminuir o declínio destas duas espécies no meio natural.

icone o que fazer

O Que Fazer

Caso tenha na sua posse um cágado pertencente a uma espécie exótica e já não tenha capacidade/disponibilidade para cuidar dele, não o liberte no meio natural. Procure contactar as autoridades (e.g.  Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – Tel: 21 350 79 00) sobre como proceder.

Da mesma forma, caso pretenda adquirir um cágado numa loja de animais, procure informar-se sobre a sua espécie, longevidade e tamanho máximo de crescimento. Os espécimes destas espécies podem durar mais de 30 anos e crescem bastante, pelo que é importante ponderar bem a sua escolha como animal de estimação.

Por fim, caso encontre um cágado pertencente a cada uma das espécies autóctones, não o leve para casa.
A legislação portuguesa proíbe a detenção por particulares de qualquer exemplar de espécies autóctones.