1 setembro 2023
No dia 17 de julho, a equipa do Porto d’Abrigo do Zoomarine respondeu a mais um apelo urgente da Associação para a Investigação do Meio Marinho (AIMM), resgatando mais uma jovem tartaruga-comum (Caretta caretta).
À sua chegada ao centro de reabilitação, a avaliação diagnóstica inicial revelou indícios de pneumonia. Foram também detetados plásticos nas fezes, um triste lembrete dos perigos que as tartarugas-marinhas enfrentam diariamente nos oceanos.
Ulisses, como foi carinhosamente batizada, encontra-se neste momento em recuperação no Porto d’Abrigo, onde a nossa equipa se dedica incansavelmente à prestação dos devidos cuidados, até que estejam reunidas as condições que possibilitem a sua devolução ao oceano.
A conservação da vida marinha requer um esforço conjunto, e a cooperação contínua entre todas as partes envolvidas e preocupadas com a proteção destes animais são essenciais. Além da coordenação entre as várias entidades que têm este mesmo propósito, também o envolvimento com a comunidade piscatória é crucial e pode fazer a diferença em garantir um futuro mais promissor para as tartarugas marinhas e para toda a saúde do oceano.
Together we protect!