Together We Protect – Zoomarine

Operação Montanha Verde 2022

A Operação Montanha Verde, coordenada pelo Zoomarine está de volta! Um movimento de cidadania em prol da proteção dos importantes recursos naturais do nosso Algarve.

Embora a Operação Montanha Verde 2022 tivesse objetivos muito ambiciosos — plantar 42.000 árvores em 8 municípios algarvios —, devido à forte redução da pluviosidade, a ação deste ano foi simbolicamente concentrada numa única plantação na Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, no passado domingo, dia 13 de novembro.

Devido à estreita cooperação entre o Zoomarine e a Universidade, foi instalado um sistema de rega automatizada, que permitirá um maior sucesso de sobrevivência das jovens plantas.

Durante uma animada manhã, cerca de 90 voluntários plantaram cerca de 1060 árvores, arbustos e plantas.
A problemática das alterações climáticas não é novidade, e é com várias pequenas ações que se transmite também, e sem sombra de dúvida, a mensagem de urgência na proteção e conservação dos nossos tão preciosos bens naturais.

Embora reduzido a um local, foram parceiros do Zoomarine na Operação Montanha Verde 2022, 8 municípios (Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel e Silves) e várias entidades regionais e nacionais: Universidade do Algarve, Algar SA, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas IP, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto Português do Desporto e Juventude, Região de Turismo do Algarve, Águas do Algarve SA, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve, Europe Direct Algarve e Olimar Reisen.

Desde o lançamento desta iniciativa de voluntariado em 2016, a Operação Montanha Verde já plantou mais de 126 mil árvores em oito concelhos do Algarve.

Esperamos poder dar continuidade a esta ação, e outras igualmente importantes, num futuro próximo, entretanto contamos com todos vós, para continuar a contribuir na tão urgente ajuda para a proteção do nosso futuro.

Juntos Protegemos!
Together We Protect!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *