Together We Protect

07 agosto 2024

Já alguma vez pensou se todos os visitantes do Zoomarine ‘pensam’ o oceano de igual forma?

Pois bem, foi recentemente publicado um estudo acerca da forma como os visitantes do Zoomarine percecionam aquela que é uma das nossas grandes bandeiras, a conservação dos oceanos. Neste estudo, foram inquiridos visitantes adultos, analisando fatores como os valores, o sentido de responsabilidade e a intenção destes para apoiar os esforços de conservação do oceano. O estudo identificou dois perfis distintos de visitantes: aqueles que dão prioridade aos interesses humanos, mas estão muito conscientes da vulnerabilidade dos oceanos; e os visitantes que valorizam intrinsecamente a natureza e sentem uma maior obrigação pessoal de proteger os oceanos.

Curiosamente, o facto de estarem mais conscientes da vulnerabilidade dos oceanos não se traduziu necessariamente em intenções mais fortes de realmente mudar o comportamento. Os visitantes que mostraram ter uma compreensão mais profunda das consequências ambientais e normas pessoais mais alinhadas com o ambiente mostraram as intenções mais elevadas de apoiar a conservação dos oceanos.

Os investigadores sugerem que a promoção de ligações emocionais com a natureza, e não apenas a educação / sensibilização, é fundamental para motivar comportamentos pró-ambientais. Recomendam que os zoos e os aquários adaptem as suas mensagens de modo a que estas ressoem mais eficazmente com os diferentes perfis dos visitantes, com o objetivo de os inspirar para uma mudança positiva para a proteção dos oceanos.

Leia o artigo completo aqui: https://www.mdpi.com/2673-5636/5/3/31

 

Skip to content