Together We Protect

14 fevereiro 2024

A conservação da biodiversidade continua a ser um imperativo urgente para a saúde do nosso planeta. Com os crescentes desafios colocados pelos problemas provocados pelo homem, a conservação de cada espécie torna-se uma prioridade crítica. O golfinho-nariz-de-lahille, dos quais não restam mais de 600, enfrenta ameaças crescentes de destruição de habitat, poluição, captura acidental e alterações climáticas, realçando a necessidade urgente de ações consertadas de conservação.

Tendo em conta o estado de perigo do golfinho roaz de Lahille, a YAQU PACHA, o ZOOMARINE PORTUGAL e o Jardim Zoológico de Nuremberga, em conjunto com o Grupo de Trabalho Gephyreus do Brasil, iniciaram uma ação estratégica que foi publicada há poucos dias. O objetivo desta colaboração era priorizar a pesquisa e coordenar os esforços de conservação para garantir a sobrevivência da espécie.

A estratégia abrangente, que segue as recomendações do Planeamento Integrado de Conservação dos Cetáceos (ICPC), é o resultado de extensas consultas, análises e contributos de especialistas.Foram identificadas cinco áreas estratégicas:

  1. Investigação científica e conservação
  2. Legislação e política
  3. Comunicação, divulgação e sensibilização
  4. Fortalecimento institucional e educação
  5. Ciência cidadã

 

Após uma análise cuidadosa, os investigadores compilaram um portfólio de projetos alinhados com cada linha estratégica, tendo em conta fatores como viabilidade, impacto e envolvimento das partes interessadas. Dos 26 projetos significativos, oito foram classificados como de alta prioridade, refletindo o foco estratégico em iniciativas com potencial para um impacto significativo na conservação.

Este plano estratégico de 5 anos enfatiza o compromisso de enfrentar os múltiplos desafios enfrentados pelos golfinhos-nariz-de-garrafa de Lahille. Ao promover a cooperação internacional, aumentar o envolvimento das partes interessadas e dar prioridade a ações específicas, as partes interessadas permanecem firmemente empenhadas em proteger esta espécie criticamente ameaçada.

“Este documento é a base mais importante para uma estratégia de conservação bem pensada e, se conseguirmos implementar os vários projetos, podemos ter certeza de que o golfinho-nariz-de-lahille terá futuro”, disse o Dr. Lorenzo von Fersen, presidente do YAQU. PACHA e Curador de Pesquisa e Conservação do Zoológico de Nuremberg

👉 SALVAGUARDA DO FUTURO DO GOLFINHO-DO-CHILE EM PERIGO NA AMÉRICA DO SUL: Plano de Ação para Cinco Anos 👈