Together We Protect – Zoomarine

O verde a reabraçar a Universidade do Algarve

As alterações climáticas combatem-se, entre outros, com a plantação de (muitas) árvores. No entanto, nem sempre é possível plantar as árvores que precisamos, que gostaríamos e que merecemos – e embora a Operação Montanha Verde 2022 tivesse objetivos muito ambiciosos [42.000 árvores a serem oferecidas a 08 municípios e a serem plantadas em 6 horas, ao longo de 02 manhãs], este ano, devido à forte redução da pluviosidade, a ação ficará simbolicamente concentrada numa única plantação na Universidade do Algarve (Campus de Gambelas), no dia 13 de novembro.

A Operação Montanha Verde nasceu em 2016, através de uma ação de mecenato ambiental do Zoomarine. Nesse ano, foram oferecidas e plantadas 5,600 árvores ao Município de Silves. Entretanto, no ano seguinte, a Operação Montanha Verde foi duplicada (10.600 árvores e 02 municípios, com o Alto Patrocínio da Presidência da República)… e tem vindo a duplicar, anualmente, desde então.

Nestas 6 edições [em 2020 não houve plantações], o Zoomarine já disponibilizou mais de 126.000 árvores, e no final de 2022 terão sido plantadas cerca de 92.000 em vários municípios do Algarve.

Entretanto, e não obstante no início de 2022 um consórcio de 17 entidades ter acordado voltar a cooperar para implementar a Operação Montanha Verde, a falta de (suficiente) chuva impediu os planos coletivos do Zoomarine em oferecer mais 42.000 árvores aos municípios Algarvios. Tais árvores seriam plantadas, em cooperação com tais entidades e centenas de voluntários, durante o mês de novembro.

Devido à estreita cooperação entre o Zoomarine e Universidade do Algarve (que permitiu a instalação de um sistema de rega automatizada no Campus de Gambelas), a plantação de 2022 será concentrada num terreno onde a facilidade de rega permitirá um muito maior sucesso de sobrevivência das jovens plantas.

Os interessados a ajudar na plantação poderão e deverão inscrever-se previamente aqui 👉 Inscrições 👈, de modo a que possam ser preparados e assegurados três importantes apoios: instrumentos (luvas, pás, enxadas, et cetera), seguro, e alimentação (fruta e água). A inscrição é gratuita. Recomenda-se que os voluntários tenham mais de 8 anos de idade, usem roupa e calçado muito confortável, e cumpram as instruções dos coordenadores da ação (para respeito do plano de plantação, coordenação de trabalhos e, claro, segurança de todos — incluindo das plantas e da sua futura sobrevivência).

Embora reduzido a um local, são parceiros do Zoomarine na Operação Montanha Verde 2022, 08 municípios (Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel e Silves) e várias entidades regionais e nacionais: Universidade do Algarve, Algar SA, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas IP, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto Português do Desporto e Juventude, Região de Turismo do Algarve, Águas do Algarve SA, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve, Europe Direct Algarve e Olimar Reisen, a quem se louva a disponibilidade, empenho e cooperação.

Entretanto, embora a Operação Montanha Verde 2022 não tenha a força dos números de anteriores edições (e.g.: 2019, com 42.000 árvores oferecidas, 08 municípios envolvidos e 4.147 voluntários a plantar durante 6 horas), no dia 13 de novembro, entre as 10h00 e as 12h00, voltaremos a deixar o Algarve um pouco mais verde e um pouco mais saudável. E, porque a Universidade do Algarve é um nobre símbolo de universalidade e de futuro, a ação deste domingo servirá como catapulta para que em 2023 possamos voltar com ainda mais força, com ainda mais árvores, e com ainda maior esperança nestes gestos de generosidade coletiva e de cidadania proativa – porque o nosso planeta precisa, porque o nosso Planeta merece…  e porque “Juntos, Protegemos” – “Together We Protect”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *