2 maio 2023
Salina, a tartaruga marinha sub-adulta da espécie Caretta caretta, reabilitada no Porto d’Abrigo e devolvida ao mar a 20 de julho de 2022, tem vindo a ser acompanhada através de dados recolhidos por satélite.
Está, agora, a cerca de 1925 quilómetros (em linha reta) do local onde foi devolvida – e parece estar em excelente forma!
Encontra-se e tem vindo a permanecer desde de novembro de 2022 no mar Tirreno (costa italiana), conhecido por ser uma das áreas mais importantes para tartarugas-comuns no Mediterrâneo, uma vez que fornece importantes zonas de nidificação e alimentação com recursos tróficos adequados – sendo muito frequentado por esta espécie.
Para além disso, é também uma zona muito frequentada por tartarugas-marinhas de outras espécies, como a tartaruga-de-couro.
A sua natureza resiliente, demonstrada ao longo da sua passagem pelo Porto d’Abrigo, é hoje diariamente posta à prova, devido à forte pressão pesqueira e alto tráfego marítimo característico da zona onde se encontra, o que salienta a importância da sua monitorização.
Apesar de ser feita à distância, esta monitorização traduz-se numa mistura de orgulho e ansiedade, frutos do respeito e dedicação empregues ao longo de todo o processo da sua reabilitação.
Força Salina!