Together We Protect – Zoomarine

Tradições de Verão trazem Alegrias ao Coração

Devolução de Cágados ao seu Meio Natural

Embora o sol e as temperaturas teimem em desafiar as nossas expectativas, há outras provas que o Verão finalmente regressou ao Algarve. E uma delas envolve o Porto d’Abrigo do Zoomarine e mais um grupo de cágados reabilitados, que no próximo dia 19 de Julho regressam ao meio selvagem após várias [nalguns casos, mesmo muitas] semanas de permanência no centro de reabilitação de espécimes aquáticos do Zoomarine, em Albufeira.

Desta feita, serão 13 os exemplares de cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) que regressam à vida independente no meio natural. Os nomes (Ori, Oran, Olaf, Pinypon, Pokemon, Pikachu, Pocahontas, Pinóquio, Opala, Oxigénio, Orestes, Pérola e Pallu) são tão variados quantos os seus tamanhos e pesos (há cágados com 07 grama e que quase podem ser levados pelo vento, e outros que, com 150 grama, já quase exigem duas mãos para os agarrar).

O operação irá começar na Guia (onde têm vivido nos últimos meses) por volta das 09h00, e terminará por volta das 11h00, na Barragem de Odelouca – o local escolhido pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com quem o Zoomarine colabora nas acções de recolha, resgate, reabilitação e devolução de cágados, tartarugas marinhas, focas, lontras-europeias e afins.

As causas destes resgates e os processo de reabilitação são, frequentemente, muito distintas – mas o fio condutor que os une é claro e simples: a merecida oportunidade para uma segunda vida no meio selvagem, onde esta espécie tem vindo a enfrentar, nas últimas décadas, imensas e crescentes ameaças à sua sobrevivência.

Naturalmente, há quem acredite que o número 13 tem muitas conotações negativas. Mas, para as equipas do Zoomarine e, em particular, para a equipa do Porto d’Abrigo, este “13” é um motivo de particular alegria, imenso orgulho e enorme esperança – porque sinónimo de mais 13 vidas que se salvam. E que melhor conquista do que essa, para quem dedica tanto tempo e emoções à protecção de espécies ameaçadas?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments