Together We Protect – Zoomarine

Poderá ser esta a última chamada?

Em 2017 perdeu 50% na sua população mundial – e hoje em dia já só existirão cerca 30 ‘Vaquitas’ no nosso planeta. A ‘Vaquita’ (Phocoena sinus) é o boto mais pequeno do mundo e é um “primo” dos golfinhos que tantos humanos adoram. Este pequeno cetáceo (pertencente ao grupo dos golfinhos e das baleias) é bonito, ágil, particularmente sensível e habita apenas numa pequena região do Golfo da Califórnia, no México. Mas se nada fizermos, dentro de poucos meses passará a integrar a triste lista das espécies que o Homem conduziu à extinção…

E porque já só restam 30 ‘Vaquitas’ no nosso planeta… o Zoomarine lançou, em Portugal, a campanha internacional para salvar aquele que, infelizmente, detém o triste título de “cetáceo mais ameaçado no mundo”.

Assim sendo, no Sábado, dia 8 de julho (Dia Internacional da Vaquita), os visitantes e amigos do Zoomarine tiveram a oportunidade de testemunhar, entre as 11h00 e as 11h30, um conjunto de profissionais (zoológicos e artísticos…) a, literalmente, dar a cara por um movimento crescente nas redes sociais #pied4aporpoise, #4aporpoise. A ideia envolveu alguma coragem, 29 tartes de chantili, 29 caras disponíveis, outros tantos corações generosos… e algumas toalhas para limpar o chantili para que não entrasse na boca ou caísse no chão.

Esta acção de sensibilização (para apoio a uma causa ambiental e para o incentivo à ajuda pro-activa para salvar uma espécie da extinção) foi apadrinhada pelo Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, que acompanhou esta simbólica mas urgente iniciativa.

Os fundos recolhidos (doados pelo Zoomarine, pelos participantes e pelos eventuais beneméritos) serão, naturalmente e na íntegra, canalizados para o recém-criado Fundo de Conservação da Vaquita (CPR Vaquita) que procurará inverter um destino que parece definido. Mas…

… mas como há que lutar contra tão negro “destino”, estão convidados a apoiar e, claro, a ajudar a passar a mensagem que a palavra extinção significa “para sempre” – um significado cruel mas que urge tentar evitar… porque ainda temos a esperança de conseguir fazer a diferença. E está na cara que esta é uma batalha que há que vencer… com ou sem chantili!

Saiba mais em:

Galeria de imagens:

Zoomarine - Salvar a Vaquita:

Reportagem CMTV

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments