Together We Protect – Zoomarine

Num mar de palavras: urgente, crescente, biodiverso e nefasto

Não é por acaso que é já no dia 22 de Maio que 300 ilustres convidados conhecerão, em detalhe, os pormenores do evento exclusivo e absolutamente singular que, no dia 8 de Junho, celebrará o Dia Mundial dos Oceanos.

E como todos os dias podem e devem ser celebrados como momentos de mudança, também o dia 22 de Maio deve ser notícia; não apenas por tão especial momento de partilha com os 300 convidados especiais, mas também pelo facto de ser o Dia Internacional para a Diversidade Biológica, uma data e um alerta em tudo relacionado com a urgência da conservação dos oceanos.

Este alerta terá como base uma acção única e emocionante, numa co-organização do Zoomarine e do Vila Vita Parc, e com a muitíssimo especial parceria das Águas do Algarve SA – e decorrerá a 8 de Junho no Auditório do Zoomarine, a partir das 18 horas.

O ponto alto do evento do Dia Mundial dos Oceanos será a estreia nacional do documentário “Plastic Shores, um documento cinematográfico que marcará quem nele “imerge”. A apresentação e, posteriormente, interpretação do documentário estará a cargo do britânico Edward Scott-Clarke – nada mais, nada menos… do que o próprio autor e realizador do filme. Scott-Clarke ajudará a contextualizar a urgência da mudança dos nossos comportamentos no dia-a-dia em prol do futuro dos oceanos (e, portanto, do planeta) e, naturalmente, responderá às perguntas de todos os convidados.

Entretanto, além da presença do realizador, o Zoomarine e o Vila Vita Park, sempre em parceria com as Águas do Algarve SA, promoverão uma deliciosa tertúlia durante a qual cinco especialistas em várias áreas encetarão um diálogo com todos os convidados, promovendo uma amena troca de ideias, emoções e, claro, aprendizagens, tendo como leitmotiv uma das mais importantes ferramentas da humanidade: a comunicação (que, entre outras, promove a Educação Ambiental e pela Cidadania).

No entanto, e uma vez que “o segredo é a alma do negócio”, o nome dos restantes quatro convidados apenas será revelado a quem confirmar a sua presença…

Plastic shores” (estreia nacional)

Este filme, com a duração de aproximadamente 50 minutos, retrata a problemática associada à poluição dos oceanos, nomeadamente por um dos elementos mais presentes no nosso quotidiano: o plástico. Com uma abordagem simples mas profundamente integradora, este filme é uma fortíssima chamada de atenção para os nossos recorrentes e nefastos comportamentos do dia-a-dia, e cujo impacto se está a tornar tão forte, omnipresente, crescente e duradouro – ainda que, por vezes, a milhares de quilómetros de distância.

Mas mesmo a tão grande distância, é fundamental que, estando longe da vista, este problema nos fique cada vez mais preso aos corações.

Dia Mundial dos Oceanos

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments