Together We Protect – Zoomarine

Operação montanha verde 2019

O Verde está de volta, e a Alegria também!!!

Depois de uma injusta interrupção, a “Operação Montanha Verde” está de volta. E, com ela, regressa este bonito movimento de cidadania que tenta incentivar e reforçar as boas práticas ambientais. Desta forma, nas manhãs dos dias 21 e 22 de novembro, o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve abrirá as portas e os braços para acolher voluntários de todas as idades para ajudar a plantar cerca de 3.500 novas árvores.

Embora 2020 nos tenha obrigado a uma muito injusta paragem, e 2021 não nos tenha permitido continuar a reforçar a “mancha verde” de vários concelhos algarvios, este regresso da “Operação Montanha Verde” voltará a mostrar que há iniciativas de envolvimento cívico, em prol da proteção coletiva dos valores naturais da nossa região, que continuam a fazer sentido – pela sua urgência em contribuir para minorar as terríveis perdas que Portugal tem vindo a padecer (devido aos recorrentes incêndios, e não só).

Adicionalmente, é importante reforçar a mensagem de esperança e de espírito cooperativo dos portugueses, ao mesmo tempo que se volta a sublinhar as urgências inerentes às alterações climáticas.

Este ano, ao Zoomarine associam-se a Universidade do Algarve (que já era parceira através do seu Grupo de Voluntariado, V+) e a Câmara Municipal de Faro. Entretanto, a “Operação Montanha Verde” voltará a contar com a generosa cooperação da Região de Turismo do Algarve e da ALGAR SA (que oferece o composto NutriVerde).

As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os interessados (grupos escolares de estudantes com, idealmente, 10 ou mais anos de idade, famílias, grupos empresariais e de escoteiros, e, claro, discentes e docentes universitários, assim como colaboradores não-docentes, entre muitos outros), através do nosso site dedicado em: https://montanhaverde.zoomarine.pt/. Através da inscrição prévia será possível melhor gerir o número de instrumentos necessários (luvas, pás, enxadas, et cetera), e assegurar os seguros e certificados de presença de cada participante (se assim o desejar).

Os terrenos no Campus de Gambelas estarão preparados de antemão, pelo que a cada voluntário não se pedirá, além de roupa e calçado adequado, mais do que algum tempo (30 a 120 minutos) e ligeiro esforço físico, uma vez que as plantações decorrerão entre as 09h00 e as 12h30 em ambas as manhãs.

Entretanto, se “universidade” remete para os conceitos de Universal e de Transversal, o mesmo se poderá dizer de “ambiente”, “floresta”, “cidadania” e… Amor – e, por isso, o envolvimento de todos nós pode e deve ajudar a marcar a diferença, em prol de um futuro mais seguro, ambientalmente mais limpo, mais saudável, e ainda mais justo… e de um Algarve cada vez mais verde.

Podemos contar com a Vossa presença, com a Vossa ajuda e com a Vossa alegria?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments