Together We Protect – Zoomarine

Tartaruga marinha resgatada ao largo de Albufeira

Uma embarcação de pesca alertou o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) no passado dia 2 de Março para a presença de uma tartaruga marinha (tartaruga comum Caretta-Caretta) submersa e enrolada em artes de pesca ao largo de Albufeira.

O ICNF encaminhou o pedido para a equipa de resgate do Porto d’Abrigo do Zoomarine.

Após uma avaliação exaustiva ao seu estado de saúde que incluiu a realização de radiografias, análises ao sangue e biometrias, concluiu-se que a tartaruga está anémica e necessita de estabilizar a sua capacidade de flutuabilidade.

A equipa de reabilitação do Porto d’Abrigo do Zoomarine continuará com o processo de reabilitação clínica, nutricional e comportamental desta tartaruga-comum até à sua devolução ao meio selvagem em perfeitas condições de saúde e em segurança.

Este espécimen junta-se assim a outros animais também em reabilitação no Porto d’Abrigo, entre eles outra Caretta caretta já apelidada de Salina.

ℹ️ A Tartaruga-comum é uma espécie classificada como vulnerável pela IUCN.

ℹ️ A reabilitação de tartarugas marinhas é um processo complexo e moroso, mas esperamos que rapidamente a possamos devolver ao oceano.



*** Atualização 16 maio ***

A “Tortuga”, que foi encaminhada para o Porto d’Abrigo (pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) em Março. Foi encontrada submersa e enrolada em artes de pesca ao largo de Albufeira.

Tratada a sua anemia, desparasitada e foram resolvidas as suas alterações sistémicas a nível de electrólitos, conseguindo ganhar peso e tamanho, cruciais para a sobrevivência de indivíduos juvenis no selvagem. Todos estes cuidados de saúde são realizados com as devidas precauções, evitando ao máximo o contato humano e continuando a assegurar os seus comportamentos selvagens.

Esta jovem tartaruga-comum Caretta-Caretta, foi carinhosamente apelidada de Tortuga em alusão à ilha com o mesmo nome, devido ao seu reduzido tamanho. É mais um caso de sucesso da reabilitação de espécimens marinhos que tem reunidas as condições para uma breve devolução ao seu habitat, onde poderá continuar a desempenhar o seu papel ecológico!

Juntos Protegemos!

Galeria de imagens:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *