Together We Protect – Zoomarine

Atualização: Salina cada vez mais próxima de ser devolvida ao selvagem

Salina, a tartaruga comum (Caretta-caretta) que se encontra em reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine desde 6 de junho de 2021 foi encontrada enredada em artes de pesca no rio Guadiana. A tartaruga encontra-se neste momento fora de perigo e tem vindo a progredir bem ao longo de todas as fases do seu processo de reabilitação. Aproximando-se assim de um cenário favorável para a sua devolução ao meio selvagem.

O anzol que tinha sido detetado aquando da sua chegada ao centro de reabilitação, tem vindo a ser monitorizado através de exames médicos (raio-x e endoscopia) e uma vez que se encontra encapsulado na parede do estômago, não representa perigo eminente. Está a ser considerada a hipótese da Salina regressar ao mar sem passar pela remoção do mesmo: com o tempo, e com a ajuda dos sucos gástricos irá acabar por se desfazer. Todas as outras situações de saúde estão resolvidas.

A sua devolução já está a ser preparada: já foram colocadas anilhas de identificação, importantes para que seja identificada caso volte a necessitar de cuidados, e está a ser construído um transmissor, especialmente para a Salina. Este transmissor pode enviar dados geográficos para monitorização da localização e rotas da tartaruga quando for devolvida ao oceano. Por outro lado, a equipa do porto d’Abrigo continua a assegurar os comportamentos naturais da tartaruga marinha, como a exploração e procura de alimento, a consciência do meio envolvente, a redução do contacto humano ao mínimo estritamente necessário, de forma a assegurar que Salina possui todas as condições de sobrevivência no seu meio natural.

Cada indivíduo devolvido ao mar é um passo em frente na sobrevivência da sua espécie.

Neste mês em que celebramos o Dia Mundial dos Oceanos a 8 de junho e em que se inicia mais uma época balnear lembre-se: Não deixe nada para trás, a não ser as suas pegadas na areia!

Galeria de imagens:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.