Together We Protect – Zoomarine

Removidos anzóis, e plásticos da Foca Cinzenta em reabilitação no Zoomarine. Ela até já ganhou um nome!

Uma equipa multidisciplinar juntou esforços para assegurar a remoção segura de corpos estranhos previamente identificados na foca cinzenta que se encontra em reabilitação no Porto De Abrigo do Zoomarine. As nossas equipas do centro de reabilitação e medico-veterinária contaram com a indispensável experiência do Dr. José Sampayo, médico-veterinário de Espanha, especialista em endoscopia.
 
Num procedimento minimamente invasivo que durou pouco mais de 1 hora, foram removidos 2 pedaços de um anzol já fragmentado, vários fios de pesca e pequenos fragmentos de plástico. Estes objetos poderiam causar lesões internas ou infeções que seriam extremamente complexas de resolver numa fase mais avançada, pelo que a decisão da equipa em realizar este procedimento assegurou que a foca tem agora o trato digestivo desimpedido e livre deste perigo eminente, podendo concentrar-se nas outras áreas da sua recuperação.
 
A cirurgia decorreu sem problemas, mas foi possível identificar a presença de parasitas e ácaros (situações normais quando falamos em animais no meio selvagem) a juntar ao restante quadro clínico.
 
Carinhosamente apelidada de Selkie, que na mitologia céltica representa um ser capaz de mudar as suas formas de foca para humano, esta fêmea adulta mostra a força necessária para a longa recuperação que ainda a espera, com todos nós a torcermos para que possa regressar saudável às águas frias do Atlântico Norte, o seu habitat natural.
 
Fica mais um alerta para a problemática das artes de pesca e plásticos que acabam nos oceanos. Ao reduzir o seu consumo de plástico diminuis o lixo que acaba no mar e pode ajudar a evitar situações destas, como a da Selkie, a outros animais selvagens.

ℹ️ Deixamos um alerta: em momento algum se deve colocar em risco ou a terceiros! Caso aviste um animal que à primeira vista pareça debilitado, lembre-se que se tratam de espécimes selvagens que, estando assustados, pode, reagir agressivamente para se defender.

Para mais informações sobre o que fazer clique aqui!

Galeria de imagens:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.