Together We Protect – Zoomarine

NEO, a nova criança do Zoomarine

Nasceu mais um golfinho no Zoomarine – e a equipa não poderia estar mais feliz! O mais novo, esguio, energético e curioso bebé do Zoomarine chama-se NEO, é um golfinho-roaz (Tursiops truncatus) e, sem ter consciência de tal, já aprendeu a derreter os corações de quem o conhece. E em ano de 30º aniversário do Zoomarine (03 de Agosto de 1991), o nascimento do NEO constitui, entre outros, um brilhante sinal de esperança para um 2021 mais feliz, seguro e confiante.

O Neo nasceu precisamente no último dia de 2020, espoletando um dos mais bonitos e inspiradores momentos para o presente ano – um ano que todos merecemos que seja bem melhor que o seu antecessor. O parto teve lugar às 07h00 da manhã, foi natural [contrariamente aos humanos, os golfinhos tendem a nascer de cauda…], e demorou apenas 100 minutos [o normal para a espécie…], o que muito facilitou o desempenho da mãe, a Luna (que havia completado 24 anos apenas 4 semanas antes).

Naturalmente, o NEO, além de alegrar e inspirar a sua família (humana e não humana), já integra o EEP (Ex situ Programme) da EAZA para a espécie, uma estratégia europeia, concertada entre dezenas de entidades, que visa assegurar 98% da variabilidade genética desta espécie para os próximos 100 anos. E, nesse aspeto, o vigoroso NEO, que integra a terceira geração de golfinhos a viver no Zoomarine, será, indubitavelmente, um importante embaixador para a urgência da proteção dos ecossistemas marinhos, pelo que, com a equipa de investigadores, educadores, veterinários, biólogos marinhos, técnicos de conservação e técnicos de bem-estar animal, terá fortes e imperativos pergaminhos a defender.

A apresentação oficial do NEO terá lugar no dia 1º de Junho, em homenagem a todas as crianças do Mundo – porque todas as crianças merecem o que proporcionamos diariamente ao Neo, no Zoomarine: um espaço de saúde, alegria, segurança, aprendizagem e família. Muito bem-vindo sejas, Neo!

Galeria de imagens:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments