Together We Protect – Zoomarine

Foi devolvida ao oceano, a tartaruga encontrada presa em redes de pesca

Após 2 meses em reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine, esta tartaruga-comum (Caretta-caretta) que tinha sido encontrada presa em redes de pesca ao largo de Albufeira, foi devolvida ao seu meio natural.

Chegou ao centro de reabilitação a 2 de março e aquando do seu internamento, Tortuga – como foi carinhosamente apelidada —, além de pequena, revelou estar fortemente parasitada, anémica, e com consideráveis alterações eletrolíticas.

A sua reabilitação foi, no entanto, rápida — e, dois meses depois, este juvenil de sexo ainda indeterminado, conseguiu ganhar peso e tamanho, e ver resolvidas as outras patologias, cruciais para a sua sobrevivência no selvagem.

Graças à união de esforços entre a equipa do Zoomarine e da Marinha Portuguesa, a Tortuga foi transportada a bordo do Navio da República Portuguesa (NRP) Hidra, onde em alto mar e pelas mãos do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, foi libertada.

É missão principal do Porto d’Abrigo do Zoomarine a devolução ao selvagem, de todos os espécimens marinhos que aqui entram para reabilitação. E a devolução da Tortuga foi mais uma missão cumprida

Um grande OBRIGADO a todos os profissionais da Marinha Portuguesa e do Zoomarine que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o sucesso da reabilitação e devolução de mais uma tartaruga aos nossos mares.

 

ℹ️ A Tartaruga-comum é uma espécie classificada como vulnerável pela IUCN.

ℹ️ As operações de resgate e devolução são realizadas em coordenação com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Galeria de imagens:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.