Together We Protect

04 julho 2024

O enriquecimento ambiental é um processo dinâmico utilizado pelos espaços zoológicos para fornecer estímulos que respondam às necessidades dos animais e aumentem a sua qualidade de vida. 

Numa parceria entre vários investigadores (MARE / ISPA e Zoomarine), foi agora publicado, na prestigiada revista científica Animals, um estudo que explorou a forma como o enriquecimento ambiental afeta o comportamento de um grupo de íbis-escarlate (Eudocimus ruber) no Zoomarine. Apesar desta ser uma espécie popular em muitos espaços zoológicos, as íbis-escarlate não têm sido objeto de muita atenção no contexto do enriquecimento ambiental. 

O estudo agora publicado ajuda a compreender como diferentes tipos de atividades de enriquecimento influenciaram o seu comportamento no espaço Américas, local onde estas aves habitam no Zoomarine. Os investigadores testaram como a alteração dos níveis de água (mimetizando a subida e descida das marés), o fornecimento de novos alimentos, a reprodução de chamamentos de aves ou a adição de dispositivos interativos no habitat das íbis-escarlate condicionam positivamente o comportamento destas aves. Descobriram que alguns enriquecimentos, especialmente a alteração dos níveis de água e a adição de alguns dispositivos interativos promoveram uma maior atividade e exploração destas aves. 

Estudos como este permitem ao Zoomarine e outros espaços zoológicos aprender quais os enriquecimentos que melhor funcionam, criando cada vez melhores habitats e rotinas de maneio zoológico para os animais sob seu cuidado.

Ler estudo “The Effects of Enrichment on Zoo-Housed Scarlet Ibis Behavior”

 

Skip to content