
Caixa especial de transporte já está a ser construída para o Quinas
19 Julho 2019
Agora que o apetite do Quinas voltou ao normal, o fornecimento de medusas é mais regular. Temos a agradecer ao Mestre Antero, de Vila Real de Santo António que mantém a tarefa de a cada 3-4 dias recolher medusas vivas para alimentar o nosso gigante dos mares. O Quinas come entre 1 a 5 medusas vivas por dia. Já tentámos oferecer lula, mas o Quinas prefere sem dúvida os animais gelatinosos.
Já está a ser construída a caixa de transporte para levar o Quinas na sua viagem de regresso ao mar, o que deverá acontecer assim que existir um navio disponível, bem como uma grua industrial. Todos estes equipamentos são imprescindíveis para assegurar o transporte em segurança da tartaruga-de-couro macho de 300kg.
Continua também a ser organizada pela “Campanha Mãos ao Mar” da G.A.I.A. , a compra de material de monitorização e tempo satélite, para que possa existir o acompanhamento deste regresso.
Existem várias espécies de tartarugas marinhas em risco, são animais percorrem milhares de quilómetros durante a sua vida mas muito se desconhece sobre estas espécies. Conhecendo mais sobre as suas rotas e hábitos, podemos ajudar a comunidade científica a proteger melhor esta e outras espécies. Os dados recolhidos ficam disponíveis na plataforma seaturtle.org. Não só para a comunidade científica mas para qualquer pessoa interessada em conhecer a sua travessia.
Das centenas de animais marinhos que o Porto d’Abrigo já devolveu ao habitat natural, relembramos a “Operação Regresso Adiado”: 3 tartarugas marinhas devolvidas ao mar com equipamento satélite. Com a sua monitorização, conseguimos saber que a Calantha (Tartaruga comum: Caretta caretta), a Tartaruga e a Cat (duas Tartarugas verdes: Chelonia mydas) percorreram mais de 12’000km após meses a reaprender a viver em meio selvagem.
Estas tartarugas passaram mais de 20 anos sob o cuidado humano e foi no Porto D’Abrigo que reaprenderam hábitos de alimentação, deslocação e sobrevivência para permitir o seu regresso ao selvagem. O percurso destes 3 animais desde o momento da sua libertação até ao momento em que a transmissão satélite terminou, continua disponível na mesma plataforma.
Até todas as condições estarem reunidas para o sucesso da operação de devolução do Quinas, continuamos a contar com um apoio extraordinário e não nos cansamos de agradecer a todos os envolvidos no resgate, reabilitação e preparação da devolução do Quinas: Mestre Antero de VRSA, mestre Pedro Patacas do Barreiro, IMPA, Campanha Mãos so Mar (na ppl.com) do G.A.I.A., Polícia Marítima de Lagos, Marinha Portuguesa, Orgãos de comunicação social, ao ICNF, e claro, a todos vós que nos visitam, seguem e apoiam este trabalho do Porto D’Abrigo do Zoomarine.