Together We Protect – Zoomarine

Butterfly Garden: O Primeiro habitat de borboletas do Algarve

O Butterfly Garden, é o primeiro habitat de borboletas do Algarve. Num ambiente tropical, com humidade e temperatura elevada, podemos encontrar cerca de 400 borboletas de 20 espécies diferentes, com as mais variadas cores e tamanhos.

Neste espaço também é possível observar uma enorme variedade de espécies de plantas, de grande importância para estes insetos. As borboletas depositam os seus ovos em plantas específicas, que mais tarde servirão de alimento para as lagartas.

Existe uma grande diversidade de espécies diurnas e noturnas. As diurnas são mais ativas durante o dia, normalmente mais coloridas e, em descanso, fecham as suas asas na vertical do seu corpo. As borboletas noturnas (também conhecidas como traças), são mais ativas durante a noite, normalmente de coloração mais esbatida e, em descanso, fecham as asas numa posição lateral ao corpo.

Tal como outros insetos, as borboletas são muito importantes no processo de polinização, pois, ao voarem de planta em planta, transportam no seu corpo pequenos grãos de pólen que transferem para outras flores. Têm assim uma importância vital no equilíbrio dos ecossistemas e no aumento da biodiversidade.

As borboletas são insetos muitos sensíveis e, em alguns locais, já é possível observar um forte declínio das populações.

O Zoomarine procura assim sensibilizar os nossos visitantes para a importância destas espécies, demonstrando as curiosidades e beleza destes animais numa visita ao mágico habitat Butterfly Garden.

Sabe mais sobre o nosso borboletário no vídeo seguinte:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *