Together We Protect

Baleias com dentes

Dentro deste grupo encontramos 10 famílias de baleias com dentes. Entre as espécies encontra-se o cachalote, a beluga, o narval, os botos e os golfinhos.

As espécies deste grupo têm um sentido “extra”, chamado ecolocalização, que funciona como um biossonar e ajuda na captura do alimento ou para evitar predadores. Com a ecolocalização, as espécies conseguem fazer um mapa mental do ambiente envolvente.

Podemos encontrar espécies com as mais variadas distribuições desde o ambiente marinho a água doce, das águas frias do Ártico às regiões mais tropicais.

As espécies deste grupo têm dentes e uma dieta variada, caçando peixes de vários tamanhos, cefalópodes ou, no caso das orcas, animais maiores como focas, aves ou pinguins.

O recorde de tamanho dentro deste grupo pertence ao cachalote, que pode ter mais de 15 metros de comprimento e pesar perto de 45 toneladas. Alimenta-se essencialmente de lulas (gigantes e colossais), que vivem em águas mais profundas, conseguindo, por isso, ficar submerso entre 20 minutos a 1 hora em busca de alimento.

Skip to content