Together We Protect – Zoomarine

O Eleito, a Eleita e o Futuro!

O eleito…
Após deliberação, o Júri do EUZoos-XXI chegou facilmente a uma decisão. Assim sendo, já há um eleito… Tiago da Silva é o autor do trabalho vencedor do Concurso EUZoos-XXI, na categoria de Ilustração Digital.

O Zoomarine, responsável pela categoria de Ilustração Digital, uma das quatro possíveis no âmbito deste Concurso Internacional, teve a particular honra de ver aceite o convite efectuado ao Prof. Dr. Fernando Correia, o reconhecido biólogo português e um internacionalmente elogiado ilustrador. Ao Prof. Dr. Fernando Correia juntou-se um representante de cada um dos 5 parceiros zoológicos do consórcio do EUZoos-XXI.

A ilustração intitulada “Mocho Cinzento” foi a que ganhou mais pontos, entre todos os trabalhos submetidos, aquando da aplicação dos seguintes critérios: (i) Qualidade, (ii) Originalidade, (iii) Importância em relação ao tópico de Conservação e (iiii) Impacto artístico. O vencedor vê, assim, reconhecido o seu elevado mérito artístico e ficará para sempre associado a materiais pedagógicos de referência a nível mundial.

…a eleita…
Intimamente integrado na filosofia do EUZoos-XXI está o envolvimento activo da sociedade em geral nas várias dinâmicas do projecto. E, naturalmente, este Concurso não poderia ser uma excepção. Assim, de forma a promover a pluralidade de opiniões (nem sempre condizentes com aquelas definidas pelos especialistas ou pelo Júri…), o EUZoos-XXI convidou todos os interessados a votarem nos trabalhos submetidos a concurso, de modo a eleger um vencedor eleito pelo público. Desta forma, e através do Facebook, a sociedade teve oportunidade de votar nos seus trabalhos favoritos. O vencedor, é, assim… uma vencedora! Davina Falcão foi a eleita, graças ao seu trabalho “Accipiter”, que recebeu a maioria dos “like” expressos.

A todos os artistas, a todos os votantes e a ambos os vencedores, parabéns e obrigado!

…e o futuro!
Os vários trabalhos submetidos a concurso, assim como os vencedores, poderão ser consultados na morada electrónica do EUZoos-XXI, na página do projecto no Facebook e, naturalmente, nos vários trabalhos pedagógicos e dinâmicas associadas a este projecto de reforço da consciência e envolvimento ambientais, pedagógicos e cívicos.

ENVOLVENDO O PÚBLICO NA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA O EUZoos-XXI juntou quatro Zoos e Parques Oceanográficos Europeus (Zoomarine (Portugal); Kolmarden Zoo (Suécia); Zoomarine (Itália); e o Durrell Wildlife Conservation Trust (Reino Unido) com o objectivo de desenvolver materiais educacionais de referência, baseados em informação científica consistente, e implementar projectos que envolvam a sociedade em quatro grandes tópicos da conservação da natureza: Espécies Invasoras; Biodiversidade; Conectividade Ecológica; e Espécies Ameaçadas. Descobre mais em: http://www.euzoos-xxi.org/ O Concurso Internacional de Arte Biológica é uma iniciativa do projecto EUZoos-XXI, que tem como objectivos desenvolver materiais educacionais de referência, baseados em informação científica consistente e actual, e, simultaneamente, implementar projectos que envolvam a sociedade em quatro grandes tópicos da conservação da natureza: Espécies Invasoras, Biodiversidade, Conectividade Ecológica e Espécies Ameaçadas.


Para mais informações acerca deste concurso e do projecto EUZoos-XXI, é favor visitar o site, a página do facebook, ou contactar o Departamento Educacional do Zoomarine.

O EUZoos-XXI é um projecto financiado pelo 7º Programa Quadro da Comissão Europeia, sob o Acordo de Financiamento nº 230492.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments