Together We Protect – Zoomarine

De que cor é o mar?

O sinal de partida já se fez ouvir e este (re)conhecido projecto de Educação Ambiental, que já conta com 16 edições de enorme sucesso, tendo envolvido desde o seu início perto de 500 000 jovens, superou as expectativas no que diz respeito ao número de participantes nas três modalidades de participação.  

Terminadas as inscrições na 17ª edição, os resultados de participações são francamente positivos. No total, nas três modalidades, registaram-se cerca de 550 escolas que pretendem ser parte activa nesta extraordinária jornada de Educação para a Sustentabilidade. 

Decorrida a primeira eliminatória da modalidade “Ambiente à Prova”, realizada no dia 10 de Janeiro, os alunos viram os seus conhecimentos acerca da temática desta edição (o Mar) serem postos à prova.  Terminada esta etapa, a próxima acontecerá no dia 1º de Março, através da qual os 200 melhores classificados a nível nacional e os 3 melhores classificados de cada escola realizarão a segunda eliminatória. O objectivo, naturalmente, será chegar à Final Nacional, que terá o seu lugar na capital do País. 

Para além desta modalidade, claramente a mais concorrida das três, é ainda de destacar o número de escolas que se inscreveram em “Ambiente e Arte”, concorrendo assim com um trabalho gráfico original e de temática ambiental. Com este trabalho pretende-se eleger a imagem da próxima edição das Olimpíadas do Ambiente. 

Numa tentativa de promover práticas ambientais de excelência, os docentes também tiveram oportunidade de participar activamente nas ​, através da modalidade “Ambiente e Cidadania”, onde foram submetidos diversos projectos ambientais, procurando promover dinamicas e comportamentos mais sustentáveis, criando novas consciências cívicas e ambientais em toda a população escolar e, idealmente, na comunidade em que a escola se insere. 

As XVII Olimpíadas do Ambiente culminarão na Final Nacional, que decorrerá este ano em Lisboa, nos dias 4, 5 e 6 de Maio, e que contará com a presença dos 80 ilustres finalistas, os alunos que se destacaram em todo este processo, vários docentes e outros distintos convidados. Este fim-de-semana será repleto de actividades ambientais, percursos, tertúlias, entre outras surpresas destinadas aos participantes. 

A Comissão Organizadora deste projecto, já considerado o maior de Educação Ambiental em Portugal, é constituida por uma equipa multidisciplinar constituida por elementos da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus e do Zoomarine. 

Como vem sendo hábito, esta edição conta com o muito honroso Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. 

Entretanto, e afinal, de que cor é o mar?  Em muito dependerá, decerto, desta empreendedora geração que desde cedo tão generosamente se compromete a proteger tão importante ecossistema… Estamos por isso no caminho certo! 


Para mais informações (modalidades, calendário, organização, etc):
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments