Together We Protect – Zoomarine

De Honra e de Mérito, de Portugal para o Mundo

A IAATE, Associação Internacional de Treinadores de Aves e Educadores (International Association of Avian Trainers and Educators) acaba de eleger o seu novo Presidente. E esse presidente… é Português! Desta forma, os destinos de uma das associações mais importantes no mundo na área da promoção do conhecimento e bem-estar animal passam, a partir de agora, pelas mãos e pela sensibilidade do Algarvio Miguel Santos. E ninguém teve dúvida que esta seria uma excelente decisão!

 A IAATE, criada em 1992, tem como objetivo basal promover e reforçar a comunicação e cooperação, a nível mundial, entre especialistas de aves, nas suas mais variadas vertentes: educação, treino, investigação, conservação, biologia, husbandry (gestão e cuidado de bem-estar), exibição, et cetera… Pautada pelas mais exigentes normas ética e protocolos técnicos, a IAATE rapidamente se afirmou, internacionalmente, como a referência mundial para os profissionais que constantemente procuram a excelência nestas disciplinas e diariamente a praticam.

No âmbito dos seus processos internos de gestão, a IAATE acaba de eleger Miguel Santos como Presidente, depois deste ter exercido, com inaudito brio e durante 3 anos, a posição de Diretor Internacional (o equivalente a Ministro dos Negócios Estrangeiros).

Miguel Santos, especialista em aves do Zoomarine, trabalha no Parque Oceanográfico de Entretenimento Educativo desde 1999 e iniciou a sua formação e carreira na equipa das aves em 2003.

Membro da IAATE desde 2004, o Miguel Santos vê agora reconhecido, ao mais alto nível, o seu mérito e prestígio internacional, depois de já ter recebido, por duas vezes, um prémio pelas suas contribuições para o bem-estar e o husbandry da coleção zoológica que tem a ser cargo (e inerentes exemplos para a comunidade internacional). A última de tais distinções ocorreu há precisamente um ano e esteve relacionada com a contribuição mundial para o husbandry de aves, através da invenção de uma nova técnica, não intrusiva e voluntária, para inspecionar os pés de aves e, assim, maximizar os cuidados de saúde, sem prejudicar a relação de confiança que se estabelece entre aves e humanos.

Esta eleição, no entanto, é uma distinção de outro nível. E tem outro tipo de impacto.

Com a presidência deste organismo mundial, a IAATE não apenas honra o Miguel Santos, a sua equipa, e o Zoomarine, mas também honra Portugal e a comunidade zoológica lusitana, onde centenas de profissionais, diária, paciente e (frequentemente) anonimamente vão ajudando aves a melhor viver e a mais e melhor contribuir para educar humanos sobre Biologia, Ecologia e Conservação.

Poder parecer “coisa pouca” – mas não é! Por isso mesmo, parabéns, IAATE! Parabéns, Portugal! E parabéns, Miguel!


Para mais informações, é favor contactar:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments