Together We Protect – Zoomarine

COLABORAÇÕES INSTITUCIONAIS

Reconhecendo o valor de muitas instituições de investigação (e.g. universidades), o Zoomarine tem estabelecido parcerias com as mesmas, com o objectivo de colaborar na formação de novos profissionais e promover a procura de conhecimento.

Protocolos de Cooperação


Instituto Português de Malacologia
O Instituto Português de Malacologia (IPM), é uma associação científica sem fins lucrativos, fundada em 1986.

Entre os seus principais objectivos encontram-se a promoção da investigação científica em Malacologia (ramo da zoologia dedicado ao estudo dos moluscos), o intercâmbio de informações entre cientistas do ramo, a centralização e difusão de informação sobre Malacologia, e a organização de actividades científicas ligadas ao ramo.

O Zoomarine e o IPM estabeleceram, em 2001, um protocolo de colaboração, que definiu, entre outras coisas, que este instituto ficasse sedeado no nosso parque.

Instituições Portuguesas
Tendo por objectivo colaborar na formação de novos profissionais e promover a procura e partilha de conhecimento, o Zoomarine tem estabelecido protocolos de colaboração com diversas Instituições Portuguesas promotoras de investigação. 

Presentemente, encontram-se a decorrer projectos de investigação com algumas dessas instituições, nomeadamente:

Para além destas, o Zoomarine colabora ainda com outras instituições, como por exemplo:

Apoio a projetos “ex-situ”

Para além da reabilitação de espécimes selvagens, o Zoomarine procura colaborar activamente, em conjunto com outros parceiros, na protecção do ambiente, de espécies e dos seus habitats, através de projectos e formas de actuação indirectos, mas eficazes.

Entre esses projectos contam-se a participação em organizações como a Sea Alarm Foundation e a promoção de encontros técnico-científicos no campo da problemática da poluição por derrame de hidrocarbonetos: