Together We Protect – Zoomarine

45.000€ para a Proteção de Espécies Ameaçadas

À primeira vista poderão passar despercebidas, dado que são bastantes as semelhanças com as suas parentes, as Araras Azuis e Amarelas (Ara ararauna), mas na verdade a Arara de Garganta Azul (Ara glaucogularis) tem várias características que a distingue: Para além da coloração azul na zona da garganta – que lhes dá o nome – esta espécie tem uma característica muito particular: é a espécie de arara mais ameaçada ainda existente no estado selvagem.
Classificada como “Criticamente em Perigo” pela IUCN (a apenas um passo de “Extinta no Selvagem”), estima-se que existam apenas entre 150 a 300 indivíduos numa pequena área da Bolívia.

Ao abrigo do programa EEP (European Endangered Species Programmes) da EAZA (European Association of Zoos and Aquaria), o Zoomarine Algarve recebeu recentemente 4 exemplares desta magnífica espécie. O programa EEP visa a reprodução de espécies ameaçadas, mantendo a diversidade genética necessária para a criação de populações sustentáveis, e caso necessário, a posterior reintrodução no habitat natural.

Paralelamente a esta participação no EEP, o Zoomarine Algarve tem também contribuído diretamente para vários programas de conservação in situ em várias partes do globo, entre os quais o “Proyecto Paraba Barba Azul – Blue Throated Macaw Project” na Bolívia que não só monitoriza e protege esta espécie no seu habitat, mas trabalha também na reintrodução de espécimes criados sob cuidados humanos no habitat natural.

Até à data o Zoomarine Algarve e os seus visitantes já contribuíram com mais de 45.000 € para os projetos no terreno, num esforço conjunto de preservar uma grande variedade de espécies de psitacídeos (o grupo onde se incluem as araras e papagaios) ameaçadas e os seus habitats. Porque, JUNTOS PROTEGEMOS!

Saiba mais sobre:

Galeria de imagens:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments