Together We Protect – Zoomarine

QUINAS recupera y volverán muy pronto la naturaleza

Quinas foi o nome carinhosamente escolhido pelas centenas de pessoas que acompanham esta tartaruga-de-couro macho, desde que foi encontrado enredado em artes de pesca ao largo da Meia Praia em Lagos.

Este gigante de 300kg já ocupa um lugar muito especial nos corações de toda a família Zoomarine, principalmente da equipa de tratadores, enfermeiros, médicos e biólogos que o têm acompanhado na sua recuperação.

Todo este esforço é feito com o foco na devolução deste espécime em perfeitas condições de saúde ao seu meio selvagem.

Tal acontecimento parece estar ainda mais próximo do que inicialmente esperado

No passado dia 20 de Junho, o Quinas foi encontrado ferido enrolado em redes de pesca, sem possibilidade de se mover ou de se alimentar. Não sabendo há quanto tempo se encontrava nestas condições, este gerou preocupação junto das autoridades e biólogos que o socorreram. Existia uma grande possibilidade desta tartaruga desenvolver infeções graves ou até mesmo uma pneumonia por aspiração. O aparato foi grande perante a decisão das autoridades de o enviarem para o centro de reabilitação especializado na recuperação animais marinhos: o Porto d’abrigo do Zoomarine. Transportar um animal de 300kg requereu a ajuda de várias pessoas e de maquinaria pesada.

Durante estas semanas, com o apoio de muitas entidades e particulares, o Quinas começou finalmente a alimentar-se autonomamente e com regularidade. As análises ao sangue mais recentes evidenciam a melhoria do seu estado de saúde: o decréscimo dos glóbulos brancos confirma que o risco de infeções é agora baixo, e os restantes parâmetros sanguíneos também estão positivos. A expulsão de fezes indica que o sistema digestivo está a regressar ao seu normal funcionamento. Todos estes fatores começam a dar claros sinais positivos do ponto de vista clínico do animal.

Assegurando a manutenção destas condições, podemos começar a planear o regresso do Quinas a casa.

Campanha “Mãos ao Mar”

Um grupo de amigos que tem acompanhado o percurso do Quinas até aqui, também se uniu a esta causa, tentando angariar fundos para a aquisição de um aparelho GPS e tempo satélite para seguir este regresso a casa. A campanha “Mãos ao Mar” está a decorrer até 29 de Julho.

Sabe mais sobre os planos para a devolução do Quinas em:
https://expresso.pt/sociedade/2019-07-05-Ja-ouviu-falar-da-Quinas–Vem-ai-um-crowdfunding-para-seguir-os-passos-da-tartaruga-mais-famosa-deste-verao
https://ppl.pt/maosaomar

Conhece mais sobre o Porto d’Abrigo do Zoomarine

Galería de imagenes:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments