Últimas Noticias

Charles Darwin

 

Chamei a este princípio, pelo qual cada pequena variação, se útil, é preservada, pelo termo de Seleção Natural

in The Origin of Species - Charles Darwin, 1859.

 

Charles Robert Darwin nasceu a 12 de Fevereiro de 1809 em Inglaterra e tornou-se famoso pelas suas teorias da Evolução e da Seleção Natural. Tal como muitos outros cientistas, Darwin acreditava que toda a vida na Terra evoluiu ao longo de milhares de anos a partir de poucos ancestrais comuns.

 

Entre 1831 e 1836 participou numa expedição científica a bordo do H. M. S. Beagle à volta do mundo, que lhe permitiu estudar a fauna e flora de muitos locais, recolhendo espécimes para estudar posteriormente. Na América do Sul encontrou fósseis de animais extintos, semelhantes a espécies atuais. Nas ilhas Galápagos, no Pacífico, observou muitas variações entre os animais e plantas do mesmo género presentes na América do Sul.

 

Do seu estudo surgiram várias teorias evolucionárias: (1) houve uma evolução; (2) a evolução foi gradual e ocorreu ao longo de milhares de anos; (3) o mecanismo principal para a evolução é um processo que denominou por seleção natural; e (4) as espécies atuais tiveram origem num ancestral comum através do processo de especiação.

 

As suas teorias foram publicadas em 1859, no livro “The Origin of Species”.