Últimas Noticias

Noticias
“Idade do Gelo”

 

Os gambás, as “estrelas” do filme de animação “A Idade do Gelo ”, são marsupiais (semelhantes a roedores) que habitam as florestas tropicais da América do Sul, podendo ocupar locais de elevada altitude. Existem cerca de 60 espécies de gambás.

 

Estes pequenos mamíferos de focinho alongado, medem cerca de 30 a 45 centímetros e pesam entre 1 a 2 quilos.

 

Utilizam a sua cauda longa e preênsil para se agarrarem às árvores, onde passam grande parte do tempo!

 

Dotados de uma dentição poderosa, possuem uma dieta omnívora, tirando partido dos alimentos que encontram disponíveis.

 

Os membros deste grupo são solitários, não interagido com outros indivíduos, exceto durante a época de reprodução.

 

Os recém-nascidos, em média 10 por ninhada, nascem sem pelo, de olhos fechados e com apenas 1 cm de comprimento. Depois têm de encontrar o caminho para a bolsa marsupial da progenitora! Apesar do minúsculo tamanho, desenvolvem-se rapidamente e aos 6 dias estão prontos a abandonar a bolsa.

 

Para escapar aos predadores desenvolveram uma técnica muito particular: fingem-se de mortos, deitados de costas, patas para o ar, cauda enrolada, com os olhos e boca abertos.

 

Jane Goodall

“Temos a oportunidade de utilizar as nossas vidas e fazer do Mundo um lugar melhor.”

 

 

 

 

Em Julho de 1960, com apenas 26 anos, Jane Goodall saiu de Inglaterra e aventurou-se no desconhecido mundo dos chimpanzés que viviam na Floresta de Gombe (Tanzânia).

 

Aí viveu mais de 50 anos, até que sentiu a necessidade de viajar e sensibilizar o mundo para a necessidade de protegermos as espécies da extinção.