Últimas Noticias

Noticias
Habitantes exóticos

 

O cágado-de-orelhas-vermelhas (Trachemys scripta) foi outrora comum em lojas de animais. Segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, entre 1989 e 1994 foram comercializados cerca de 26 milhões de indivíduos.

 

No entanto, esta espécie rapidamente se tornou invasora, quando começou a ser libertada na natureza. Compete fortemente com as 2 espécies autóctones (que existem naturalmente em Portugal) por locais de habitat, alimento e locais de postura de ovos.

 

Curiosamente, se em inúmeros locais esta espécie é invasora, estando inclusive listada como uma das 100 piores espécies invasoras do mundo, no local onde é originária esteve ameaçada de extinção devido à pressão comercial…

 

Campeã de migração

 

 

A pardela-preta (Puffinus griseus), uma ave marinha que pode ser observada ao longo da Costa Vicentina entre Julho e Outubro, é considerada a ave que realiza a mais longa e mais rápida migração.

 

Um estudo de seguimento por satélite, conduzido por investigadores americanos e neozelandeses, revelou que esta espécie é capaz de percorrer mais de 65 mil quilómetros em apenas 200 dias, uns surpreendentes 300 km por dia!

 

Por vezes, estas longas viagens são feitas pelo par reprodutor…